quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

TPE - 26ª aula - 24/11/2012

Hoje concluímos as apresentações dos relatos.




Samira - Escola Procópio Duval - 2º ano - Tema do projeto: os cinco sentidos

Samira acredita que o seu planejamento ficou em alguns aspectos inadequado para aquela turma. A faixa etária era de 7 a 13 anos. A escola priorizava o ensino de Português e Matemática. O primeiro dia em que trabalhou com tinta foi uma farra, tudo ficou multicolorido. No primeiro dia, muitas coisas saíram como ela não tinha previsto, a filha teve que ir até a escola onde a vó a pegaria, foram mais crianças que ela imaginava e uma criança sumiu, sendo ela chamada após de estar em casa para ajudar na questão. Outras coisas também aconteceram, como poo exemplo, duas alunas transferidas para a sala entre a observação e o pré-estágio. “Dei umas falhas mas foi bom, porque se eu for para o estágio já sei onde errei e onde acertei”. "Levei massa de modelar para fazer, eu pedi os materiais: farinha, cola, tinta... Mas ninguém levou, mas eu fui de Bolsão." A turma ficou de castigo, não foi para o passeio da praia, que todas as demais turmas ganharam. "Fizemos a salada de frutas",  isso resolvido no último dia, ela pediu para sua mãe para comprar as frutas e levar 10 facas sem ponta. Antes de começar passou as regras. Os alunos ficaram muito motivados, fizeram lambança, e ela ficou com um pouco de nojo de comer, mas foi maravilhoso para os alunos. Assume alguns erros e reconhece o que precisa melhorar.




Lediane - Escola Getúlio Vargas - 4º ano - projeto sobre alimentos
Na observação, dentro da aula os alunos não interagiram muito, mas no recreio conversaram com ela, disseram que detestavam a professora titular. Ela observou que eles nunca concluíam as atividades, mas não que fossem lentos, era por causa das atividades propostas. Planejou atividades que visavam chamar atenção dos alunos. Pré estágio: os alunos gostaram da atividade com tinta. Comentou atividades e aulas.









Elenita - Escola Procópio Duval - 5º ano - projeto sobre hábitos saudáveis
Primeiramente ela se mostrou muito feliz por ter seu planejamento aprovado neste ano, o que não havia acontecido em 2011. Conseguiu realizar poucas aulas das que planejou, mas demostra grande entusiasmo ao contar as atividades diferenciadas que realizou, tais como os trabalhos de artes visuais e o sanduiche saudável.





Joice - Escola Ondina Cunha - 4º ano - Tema do projeto: saúde na escola/ alimentação saudável
Ela demorou um pocado e começar a apresentar, pois não se atinou que o datashow tem que ser agendado (para o primeiro dia eu mesma havia pedido), aí trocamos de sala, era gente procurando chave, controle... bah, sem comentários... Mas vamos ao que interessa.
Definiu o tema de acordo com a observação, que era uma necessidade dos alunos porque eles só comiam salgadinho, essa coisas... Com ajuda de orientadora, deu formato ao projeto. "O planejamento foi fácil, bom de planejar". Contou como foi o projeto, nos dois primeiros dias foram poucos alunos, na quarta-feira, retomou tudo o que foi dado. Interação das turmas 32 A e 24 A foi ótima no planejamento. Ressaltou pontos positivos e negativos, (palavras-chave utilizada tema/interação/orientação). Negativos: não teve orientação e apoio da titular, que não aprovou o método de trabalho. Chegou disse que ela não voltaria na terça com aquele projeto, ligando para a coordenadora Patrícia, Joice foi orientada a defender o  projeto que estava bom. Baixa frequência dos alunos atrapalharam. As atividades ao dia das crianças interferiu no meu projeto de forma negativa. Foi contando as atividades diferenciadas que fez. No primeiro dia, fez pirâmides alimentares com encartes de supermercado. Também a cesta da dona Maricota. releituras... 





Após, as professoras fizeram o encerramento (não se diz encerração tá gurias!) e se reuniram na sala do curso normal para fechar as notas destes quatro relatos de hoje, nós ficamos aguardando as nossas notas ali mesmo na sala multimídia. A espera era angustiante.



Ficamos ali, um tempão (psicologicamente) esperando... Ai ai ai,


Então, chega a hora. Somos chamadas para a sala do Curso Normal, onde a coordenadora Patrícia explicou que quem tivesse ficado com nota abaixo de 60% tinha a sugestão de refazer o pré-estágio. Então, entregou as folhas de avaliação para cada aluna, e então (finalmente) soube a nota que tirei.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares