quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

TPE - 25ª aula - 22/11/2012

Para a aula de hoje, estava combinada a apresentação dos relatos do pré-estágio. Cada aluna poderia usar o recurso que escolhesse e inclusive o datashow estava disponível.



A professora Lourdes começou, explicando que vamos apresentando em sequência voluntária.

Alzira - Escola Lélia Olmos - 2º ano - projeto sobre Meios de Comunicação
A Alzira será a primeira, ao levantar diz “Já nasci pronta”. Apresentou com auxílio do datashow. “Fiz no segundo ano do Lélia Olmos, eu achei que seria tudo lindo, maravilhoso. No período de observação passa muita coisa que a gente não nota. Achei que eram algumas dificuldades, mas eram todas.” Julgou o planejamento inadequado, mas ficou surpresa com a “sementinha” no final. “Não estavam acostumados a ir pra rua”. “Gostavam de atividades competitivas”. 




Laura - Escola Getúlio Vargas - 4ª ano - Projeto sobre o Meio Ambiente
Ela usou o recurso flanelógrafo. “Era uma vez... O relato do pré-estágio. Com o projeto meio ambiente (desenho de uma árvore). (Desenho de uma prof – fala da observação), (desenho de uma boneca se escabelando – planejamento), (desenho de uma roda de conversa - atividades desenvolvidas). (Desenho de meninos escrevendo – produção escrita dos alunos), (menino com caderno – atividades escritas). (bonecos jogando futebol e pulando corda – o que eles queriam fazer, não queriam fazer o que tinha sido planejado, os alunos fugiam para a outra quadra).
 “Aprendemos com os erros, tem coisa que a gente acerta e a gente erra, mas tem coisa que a gente não pode errar nunca mais.”





Andressa - Escola José Brusque - 3º ano - projeto sobre Eleições e sequência didática sobre o ar.
Sobre o período de observação falou o trabalho do tpe ajudou muito. Ela ressalta a importância da relação com os alunos das outras turmas e funcionários. Os alunos tinham muito respeito pela professora titular, medo. Mas entre eles brigavam bastante. A recreação era fora da escola, em uma escolinhas de futebol. O ritmo era “tocado”. Eles gostavam muito de copiar, fazer um monte de folhas. Sobre o planejamento, a professora titular foi muito amiga, ao dar os conteúdos, ela deu duas opções: Ar ou eleições. Acabou fazendo um projeto sobre eleições e uma sequencia didática sobre o Ar. Ela percebeu que eles iam gostar de atividades práticas e de movimento. Explorou o que os alunos viam no seu dia a dia, a função toda das eleições. Estudou e pesquisou muito.







Larissa Pedra - Escola Fernando Treptow - 5º ano - Projeto sobre identidade.









Débora - Escola Fernando Treptow - 3º ano - projeto sobre África
Trouxe o roteiro da observação para ler e explicar. Planejamento: diversos conteúdos sugeridos, muita pesquisa... Ideias para trabalhar. Roda de conversa – ninguém falou nada, mas quando ela ia esmiuçando as perguntas, eles iam interagindo. “Na observação, eram lentos, na prática, faltou atividade”. “Se eu pudesse mudar, manteria o tema e mudaria as atividades, seria menos boazinha e mais rígida”.



Pâmela - Escola Getúlio Vargas - 3º ano - projeto falando sobre Profissões
– “ Na observação, os alunos não participavam muito, pensei que era porque as professora não os estimulava”. Foi lendo e comentando o PowerPoint. Ressaltou os pontos positivos e negativos de cada período, e infelizmente não pode mostrar as fotos tiradas durante o projeto, porque o HD do Notebook onde estavam gravadas queimou e o mesmo está no conserto.





Helena: Escola Fernando Treptow- 5º ano - projeto sobre animais
Comentou as observações, as dúvidas que teve no planejamento. Pré-estágio: segurança por estar na mesma escola que as colegas. Leu e comentou o que escreveu no PowerPoint, agradeceu a todos que de certa forma contribuíram para que o projeto se realizasse. Assim como outras alunas, ressaltou a importância da troca com as colegas no momento do planejamento e prática.


(como não tirei fotos desta apresentação, coloquei uma das que ela usou no PowerPoint) 


Carmen - Escola Getúlio Vargas - 3º ano - Tema do projeto: animais
Apresentou um PowerPoint muito interessante, com organogramas. Foi contando as atividades diferenciadas que desenvolveu, mostrando dificuldades e facilidades. Levou minhocas, tatu-bola, formiga... Para explicar animais vertebrados e invertebrados. Comentou que tinha um aluno que precisava de mais atenção (não entendi se ele era uma criança especial???).


Paula Renata - Escola Procópio Duval - 5º ano - Tema do projeto: industrialização e comércio
Começou a falar sobre a observação, e foi passando por todas as etapas. A maior dificuldade dos alunos era a divisão. Foi lendo, comentando e explicando os slides. Comentou sobre as lembrancinhas dadas aos alunos. Ensinou sobre a organização de comércios. Tinha em sua sala de aula um aluno com síndrome do pânico. 




Luiza - Escola Fernando Treptow - 5º ano - Tema do projeto: meios de transporte
Falou do primeiro contato, das observações no período de recuperação. Contou as atividades diferenciadas que realizou. Mostra-se empolgada com a preocupação dos alunos em fazer a exposição (produto final do projeto) acontecer. 







Fernanda - 2º ano - Escola Getúlio Vargas - tema do projeto: meios de transporte
Contou como ficou sabendo qual seria a turma. Comentou a preocupação com os alunos que não sabiam ler e escrever. Correu atrás de orientação das professoras. Comentou sobre atividades, relação com alunos e funcionários. Comentou que os alunos agiram com tranquilidade na presença das supervisoras. Comentou como poderia fazer diferente.




Camilla - Escola Fernando Treptow - 3º ano - tema do projeto: Reino Vegetal
Contou o que fez no primeiro dia. Leu e comentou os slides. Falou bastante do boneco cabeleira e do momento de ler as produções textuais sobre o mesmo. Assim como muitas alunas, teve problemas com uma aluna que faltou a quase todas as aulas e acabou meio perdida no momento da apresentação que citei anteriormente.





Jaqueline - 4º ano - Escola Fernando Treptow - tema: sistema sensorial
Trouxe um PowerPoint com tópicos e foi comentando um a um. Não tirou fotos dos alunos porque não tinha autorização, tinha apenas de 5 alunos. Arrepende-se de ter sido tão rígida. 

Renata - Escola Fernando Treptow - 2º ano - tema: meios de transporte.
Não utilizou nenhum recurso em sua apresentação. Comentou que o período de observação foi no mesmo tempo em que acontecia a recuperação trimestral, foi difícil. Teve boa relação com a professora. Fala com uma colinha em uma folha de papel. Contou os recursos que utilizou e como foi. Contou o dia a dia, o que foi feito e como foi. Vê muitas coisas a melhorar.


Larissa Islabão - Escola José Brusque - 3º ano - tema do projeto: solo
Mostrou atividades desenvolvidas. Fez praticamente uma mostra fotográfica, comentando cada slide. Leu (as vezes a Camilla) o que dizia em cada slide, o contraste estava baixo. (Fiquei louca de vontade de conhecer a escola, parece ter uma boa infra-estrutura, e mais vontade ainda de conhecer o socker, onde as crianças praticam educação física)





Ivani - Escola Lélia Olmos - 4º ano - Reciclagem e reaproveitamento
Teve que adaptar o planejamento, os alunos não conseguiam fazer alguns trabalhos manuais. Contou as atividades que fez. Reciclagem. Percebe pontos a melhorar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares