quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Bingo com Logomarcas

Este jogo pedagógico propicia ao aluno o reconhecimento de palavras presentes no seu dia a dia, e isso é possível mesmo antes de a criança estar alfabetizada. A alfabetização deve partir dos materiais escritos reais que as crianças tem contato, trazendo assim junto consigo, o letramento.
O bingo é um jogo geralmente atrativo para as crianças e lúdico.


Título: Bíngo com logomarcas.

Objetivos:
  • Reconhecer os sons das palavras;
  • Relacionar fonemas e grafemas;
  • Reconhecer palavras presentes em seu dia a dia;
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
Materiais: Panfletos e encartes publicitários de lojas e supermercados, tesoura, papel firme, cola branca, lápis, pincel atômico.

Como confeccionar?

Juntei encartes no centro da cidade...

Recortei e separei as logomarcas:


Separei as 180 logomarcas em 30 conjuntos diferentes. Não podem se repetir logomarcas iguais em uma só cartela. LEMBRE-SE DE SEPARAR UMA LOGOMARCA DE CADA PARA FAZER AS FICHAS DE SORTEIO.



Agora comecei a dividir à lápis as folhas que utilizarei para fazer as cartelas em seis, para isso usei uma das folhas dobradas e recortadas. No meu caso coloquei 6 logomarcas em cada cartela, mas pode variar de acordo com o tamanho das mesmas. Usei folhas de papel tamanho a4 com 120gm², mas você pode usar cartolina, papelão, EVA ou similares.




Então, conferi cada kit e coloquei-os em ordem alfabética.

Aí agora é juntar as duas coisas. Eu fiz assim: Estiquei a fita larga na mesa com a parte colante para cima. colei a logomarca com a parte avessa para cima, e passei cola branca com pincel em seu avesso. Após, colei na cartela. Cole também as logomarcas para sorteio, essas ficam cortadas da cartela.





Agora é só decorar. Você pode passar o pincel atômico nas linhas que dividem as cartelas. Eu optei por passar uma fita adesiva colorida nas linhas e nas bordas, tanto das 30 cartelas quanto nas 17 fichas para sorteio:



Também plastifiquei as fichas de sorteio com papel contact, mas isso é opcional.

Agora, veja as fotos do jogo pronto!


Observe que utilizei sacos com fechamento zip para guardar as fichas de sorteio.


Observe também que essa caixinha que decorei é de cereais, e que couberam as folhas tamanho a4 bem direitinho!





Como aplicar com os alunos?

  • Distribuir as cartelas - uma para cada aluno;
  • Distribuir os marcadores - seis para cada aluno - podem ser tampinhas de garrafa, pedrinhas, pedacinho de EVA...
  • Colocar as fichas de sorteio dentro de um saco ou caixa surpresa;
  • Explicar aos alunos que quando a professora sortear uma ficha eles devem ver se tem a mesma deverão marcar e ao completarem toda a cartela devem gritar "bingo";
  • Ir sorteando uma ficha por vez, ler o nome próprio sorteado em voz alta e colar em local visível (uma dica é colocar velcro atrás das fichas para colar no flanelógrafo);
  • O jogo não precisa  acabar necessariamente quando o primeiro aluno completa a cartela, podemos fazê-lo o "sorteador" até que outra criança complete e assim sucessivamente.
  • Podemos explorar com os alunos as cores, a forma de escrever, o tamanho... As palavras.
Esse material pode ser aplicado em projetos com os seguintes temas: consumo, profissões (vendedor, publicitário, etc), comércio e indústria, propaganda (meios de comunicação), moda, família (consumo), entre tantos outros.

Palavras-chave: alfabetização, letramento, jogo com material alternativo, jogo do bingo, estimulação, crianças, utilizando encartes publicitários com crianças, recursos para alfabetizar,




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares