sábado, 10 de novembro de 2012

Relatório sobre o Pré-Estágio - Matemática

Orientado pela professora Simone Bassi, disciplina de Didática da Matemática.



REPENSANDO POSTURAS DO PRÉ-ESTÁGIO
VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO PRÉVIO
            Para ensinar os números decimais não levei um texto conceitual e explicativo pronto. Começamos com a leitura de um texto que trazia números decimais e que falava sobre infância brasileira. Mostrei a eles a representação desses números em forma de fração e em forma de desenho. Fui perguntando aos alunos  que aquelas frações tinham em comum (denominadores 10, 100 e 1000), e qual era a relação entre aquelas frações e os números decimais. Os alunos gostam muito de trabalhar com frações, e já tinham tido uma introdução aos números decimais, portanto, tinham muitas coisas a dizer. Os alunos diziam como achavam que eram as coisas, e eu ia conduzindo-os a pensarem da forma certa. Por exemplo: eles pensavam que a quantidade de algarismos presentes no denominador deveria ser a mesma após a vírgula quando na verdade era só a quantidade de zeros, então tive que demonstrar isso para eles. Participaram bastante, foi tranquilo conduzir a discussão e a construção. Os alunos disseram como líamos os números decimais, como representaríamos através de desenhos e descobriram como converter fração decimal em número decimal.
INCENTIVO Á EXPRESSÃO DOS ALUNOS
            Com um projeto sobre identidade, incentivar os alunos a se expressarem foi sempre um foco em nossas aulas. Os alunos não tinham vergonha de falar nem de errar. Mesmo que não fosse a conclusão que eu pensava que chegaríamos, ouvi todas as falas dos alunos e usei-as em minhas explicações. Incentivei os alunos a falar, a dizer o que sabiam e de que forma estavam pensando. A turma é bastante participativa, conseguimos ótimos resultados optando por essa técnica nos momentos de explicação.

TRABALHANDO O ERRO
            Eu tentei entender de que maneira o aluno tinha pensado para chegar a determinadas conclusões equivocadas, para poder ajudá-lo na resolução dos desafios matemáticos. Optei por ler os desafios junto com o aluno, extraindo os dados relevantes, e dando ênfase na pergunta que o desafio fazia. Dessa forma, todos os alunos conseguiram compreender e resolver o problema, e as dificuldades que apresentavam depois disso era com alguns algoritmos e na própria contagem doa palitinhos que ainda riscam para resolver as operações. Esta dificuldade foi superada revisando as contas junto com o aluno.


____________________________________


Orientado pela professora Lúcia Martins, disciplina de Matemática

BASEANDO-TE NA TUA PRÁTICA DO PRÉ-ESTÁGIO, FAZE UM RELATO POR ESCRITO QUANTO AO TEU DESEMPENHO ONDE FORAM ABORDADAS ATIVIDADES QUE ENVOLVERAM MATEMÁTICA, SEGUINDO OS SEGUINTES TÓPICOS:
1) CITA AS ATIVIDADES COM SEUS RESPECTIVOS OBJETIVOS:
Atividade: Conversa e construção de conceitos sobre números decimais (Usando fichas representativas, texto com um tema relacionado ao projeto contendo números decimais e material dourado).
Objetivos: Conhecer e ler os números decimais. Identificar a relação entre número decimal e fração decimal.
Atividade: Exercícios sobre números decimais
Objetivos: Conhecer e ler os números decimais. Identificar a relação entre número decimal e fração decimal.
Atividade: Desafios matemáticos sobre números decimais
Objetivos: Conhecer e ler os números decimais. Identificar a relação entre número decimal e fração decimal.

2) NO TEU PLANEJAMENTO, FRENTE ÀS MESMAS, APONTA:
A) FACILIDADES
Este conteúdo é fácil de integrar com outras áreas do conhecimento, isso ajuda muito em um projeto. Além disso, com o uso materiais manipulativos ajudou muito. Tive uma boa orientação e consegui planejar boas atividades. Os meus alunos gostam muito de matemática, e também de serem desafiados e eu soube explorar isso.
B) DIFICULDADES
Os alunos ainda têm muitas dificuldades com as operações, o que dificultou a realização dos problemas. Ainda tive um pouco de dificuldade na exploração das atividades propostas, muitas delas podiam ter sido mais bem aproveitadas. Exemplos: Construir tabelas com os pesos e alturas dos alunos (atividade que só foi usada na construção do texto “eu sou”) e explorar preços de alimentos utilizados na salada de fruta. Isso não aconteceu só na Matemática, todas as áreas do conhecimento poderiam ter sido exploradas de forma mais eficaz, e quando eu tiver uma próxima oportunidade, e com tempo para tal, farei sem dúvida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares