sábado, 10 de novembro de 2012

Relatório sobre o Pré-Estágio - Educação Física

Orientado pela professora Lourdes. Essa é a primeira escrita, ela será aprimorada e mudará de formato transformando-se em um artigo.


EXPERIÊNCIA VIVIDA ATUANDO NO PRÉ-ESTÁGIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

a)    DESCREVA COMO OCORRERAM AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA MINISTRADAS POR TI NO PRÉ-ESTÁGIO, RELATANDO TODOS OS DETAHES QUE CONSIDERASSES IMPORTANTES. TENDO ESSA EXPERIÊNCIA SIDO POSITIVA OU NEGATIVA.
Primeiramente, preciso contar que ao fazer a observação, fui informada que as aulas de Educação Física aconteciam apenas nas terças e nas quintas-feiras, sem exceção. Nos outros dias as turmas das séries finais tinham Educação Física. Porém, quando cheguei à escola, o horário tinha mudado para segundas e terças-feiras. Naquele primeiro dia não consegui desenvolver nenhuma atividade, pois meu planejamento para aquele dia, com a manhã completamente ocupada e com todos os recursos necessários mobilizados.
No segundo dia fui pronta para trabalhar Educação Física, mas devido a forte chuva que chegou a alagar algumas ruas onde os alunos moram, tive apenas uma aluna. E esta não tinha estado presente na segunda-feira, então repeti a aula se segunda, quarta trabalhei como o planejado para terça, e quinta (como não teve a festinha anunciada pela direção da escola) a aula planejada para quarta.
Na segunda semana, tivemos feriado na segunda-feira, 15 de Outubro, pois era dia do professor. Na terça feira então, consegui finalmente trabalhar Educação Física. Vou contar como foi a experiência.
Levei os alunos para a quadra, lá propus que ficássemos apenas na quadra “de cima”, como é conhecida. Disse aos alunos que estávamos trabalhando sobre identidade, e uma forma de firmá-la é relembrar a infância, que já tínhamos conversado, escrito, pintado... Agora era hora de relembrar as nossas vivências corporais. Vamos desenvolver brincadeiras que vocês devem conhecer.
Mesmo eu tendo demonstrado uma grande empolgação, a maioria dos alunos não quis participar da atividade. Então, tendo dois ou três querendo participar, reuni novamente a turma, estavam dispersos, sentados ou andando pelo pátio. Eles argumentavam que nunca brincaram na Educação Física, e que era bom ter um tempo livre ali na escola. Então, fiz uma fala quase sentimentalista, dizendo que não teria como desenvolver aquela atividade planejada, estudada, e que isso atrapalharia aquele projeto que eu tinha planejado com tanto carinho, anos de preparação... Mas que eu estava desistindo daquela atividade. Me distanciei dos alunos, deixando-os livres na quadra. No mesmo momento, os alunos se organizaram para desenvolver a brincadeira e vieram para a minha volta. Apenas dois não quiseram participar.
Então, fiz o momento inicial, com a brincadeira água e gelo, o desenvolvimento com esconde-esconde e a finalização com a corrente humana. Ao final, os alunos disseram ter gostado de relembrar as brincadeiras e conhecer uma nova – a corrente humana foi novidade para todos eles.

b)   TENDO A EXPERIÊNCIA SIDO POSITIVA OU NEGATIVA QUAIS FATORES CONSIDERAS QUE COLABORARAM PARA QUE FOSSE DE UMA FORMA OU DE OUTRA.

A discrepância idade/ano em que os alunos se encontram, ainda por cima concentrados em uma classe especial, delegada a ficar em uma sala ruim, com cadeiras ruins e falta de todos os recursos inimagináveis, o que contrasta com a realidade do restante da escola colaboraram para que fosse em parte negativo. Além disso, os alunos não estão acostumados a ter aulas de Educação Física.
Por outro lado, os alunos gostaram muito de mim e do jeito que eu trabalho, e dessa forma esforçaram-se para participar.


c)    NO CASO DAS EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS, SE FOSSES REALIZAR AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA HOJE A PARTIR DA TUA EXPERIÊNCIA COMO FARIAS PARA PROCURAR UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DA AULA.

Ainda não sei. Na verdade acho que se os alunos estivessem acostumados a ter educação física seria mais fácil. Se eu tivesse mais tempo com a turma também os conheceria de forma mais consistente, podendo planejar aulas que os agradassem mais, embora já tenham gostado desta.


d)   ESCREVE OUTROS FATOS OU A TUA OPINIÃO PESSOAL QUE POSSAS CONSIDERAR QUE NÃO ESTÃO SENDO ABORDADOS NESTE INSTRUMENTO E QUE CONSIDERES IMPORTANTE QUE SEJA SALIENTADO, RELAÇÃO A COMO TI SENTISSES DIANTE DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM RELAÇÃO AOS ALUNOS, EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS, AO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA, ENFIM O QUE DESEJARES.
Acredito que a Educação Física se faz necessária, pois além de ter seus próprios conteúdos a desenvolver, auxilia o aluno em todas as demais áreas do conhecimento. O triste é ver que isso é negligenciado por algumas escolas muito próximo de nós. Também pude perceber que a estrutura da aula (parte inicial, desenvolvimento e parte final) é muito importante para o sucesso da mesma, já que ajuda no controle da aula e principalmente preserva o corpo dos alunos. Me senti mais a vontade do que eu tinha imaginado, gostei muito de uma aula com bastante movimento e ao mesmo tempo acontecendo de forma organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares