sábado, 10 de novembro de 2012

Projeto Didático


Projeto Didático

Tema: Identidade

Título: Eu fui, eu sou, eu serei

Duração: Oito dias letivos

Ano/série: 5º ano (Ensino Fundamental de Nove Anos)

Materiais necessários: datashow, notebook, vídeos, slides, livro de pano, folhas com linhas, lápis, borracha, caneta, material dourado, fichas representando frações decimais, quadro, giz, cadernos, pedrinha, corda, apito, computadores com acesso à internet, fotos dos prédios, papel, tintas guache, pinceis, potes com água, pano, livro “As Aventuras de Tibicuera”, folhas impressas e fotocopiadas, caixa de desafios matemáticos, cartaz, tesoura, cola, frutas, bacia, facas, plástico filme, sabonete líquido, copos, colheres, caixa surpresa, papel kraft, fichas de papel, balança, trena, fita plástica, EVA, lápis de cor, cola quente, cartolinas, aparas de papel colorido, rádio, cds, alimentos, bebidas e pratos.

Objetivos:
·        Resgatar a autoestima, percebendo motivos para aprender;
·        Colaborar com a construção e o desenvolvimento do projeto;
·        Diferenciar as três conjugações verbais através das desinências;
·        Compreender e exemplificar os tempos verbais: pretérito, presente e futuro;
·        Ler e interpretar textos;
·        Participar de atividades, jogos e brincadeiras com empenho e respeito aos colegas;
·        Conhecer e ler os números decimais;
·        Identificar a relação entre números decimais e frações decimais;
·        Conhecer o funcionamento do sistema digestório humano;
·        Refletir sobre bons hábitos alimentares;
·        Conhecer o funcionamento do governo através dos três poderes;
·        Conhecer vida e obra de Romero Britto, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfati.
·        Produzir autorretrato;
·        Expressar-se de forma oral, escrita e corporal.

Metodologia:
·        Apresentação do projeto;
·    Motivação através de vídeos, músicas e contação de história;
·        Leitura, interpretação e produção de textos;
·        Conversas e construção de conceitos;
·        Exercícios e desafios;
·        Produção artística (pintura);
·        Produção de salada de frutas;
·        Realização de dinâmicas, jogos e brincadeiras.

Produto Final: Livro “Eu”, produzido pelos alunos ao longo das atividades, com o objetivo de resgatar a autoestima, tendo sempre
o aluno como sujeito, embasado nas atividades e conteúdos trabalhados.


Avaliação: A avaliação se dará através de fichas nas quais serão anotados o alcance dos objetivos, o que possibilita que possíveis falhas no ensino-aprendizagem sejam retomadas e reparadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares