domingo, 21 de outubro de 2012

Pré-Estágio - sexta aula (17/10/2012)



17 de Outubro de 2012
Quarta-Feira

LEVANTAMENTO DOS HÁBITOS ALIMENTARES E TRABALHO COM A PIRÂMIDE ALIMENTAR
Objetivos: Expressar-se de forma oral e escrita;     Refletir sobre seus hábitos alimentares;
Materiais: Cadernos, lápis, borracha, quadro, giz, folhas de Xerox,

           Pedirei aos alunos que façam uma lista do que costumam comer. Depois, colocaremos isso no quadro, sem repetir itens.
     Conversaremos sobre alimentação saudável, primeiramente perguntando se aqueles alimentos que estão escritos no quadro são saudáveis ou não.
     Entregarei aos alunos uma folha com a pirâmide alimentar e explicarei que podemos comer de tudo, porém prestando atenção nas quantidades. Isso não se aplica a pessoas que possuem restrições alimentares por recomendações médicas. Por exemplo: intolerância a lactose, ao glúten e diabetes.
Conversaremos sobre moderação ao comer qualquer alimento, pois mesmo que seja considerado saudável, nada deve ser consumido em exagero.
Explicarei a pirâmide alimentar, mostrando os grupos de alimentos e as porções diárias que podemos comer, embora isso possa variar de indivíduo para indivíduo.



PRODUÇÃO DE SALADA DE FRUTAS
Objetivos: Expressar-se de forma oral e escrita. Refletir sobre seus hábitos alimentares.
Materiais: Frutas, bacia, facas, plástico filme, sabonete líquido, folha de Xerox, folhas com linhas, lápis, borracha, copos, colheres.


     Leremos uma reflexão sobre a salada de frutas.



Salada de Frutas

Muitas vezes aprendemos coisas importantíssimas observando as pequenas coisas cotidianas. Um belo exemplo disso é que a inspiração para criar os aviões veio da observação de pássaros, imaginem o quanto a natureza se mostra sábia diante de nós, e o quanto podemos aproveitar isso.

Observando nossos atos, quase inconscientes, aprendemos muito também. Tu, por acaso, já comestes salada de fruta? Qual a condição para que a salada seja considerada boa? O que pode estragá-la?

Normalmente, preferimos saladas com grande variedade de frutas, que fiquem coloridas, atrativas aos nossos sentidos. E mesmo aquelas frutas que normalmente não gostamos muito, se fazem importantes naquela mistura, e acabam nos parecendo até mais gostosas.


Já parou para pensar que é exatamente assim no convívio social? Quando as pessoas são diferentes tudo fica mais interessante. Se todos tivessem as mesmas características, desejos, conhecimentos e vivências, não teríamos motivos nem para conversar, pois não haveria nada novo. Se não fossemos diferentes, não evoluiríamos.

Já imaginou como seria? Seria como uma salada de frutas com uma só fruta. Seríamos sempre a mesma coisa. E nunca teríamos a oportunidade de conhecer as coisas que nos fazem crescer e ao mesmo tempo ajudar o outro a crescer. E assim, como as várias vitaminas que encontramos nas mais diversas frutas nos fazem bem, a “bagagem” de cada uma das pessoas com as quais convivemos fazem também!


Questões:

Responde:

a) Qual o título do texto?

b) Sobre o que ele fala?

c) Ele é uma receita? Sim? Não? Por quê?

d) Qual a tua opinião sobre o texto?


     Após leitura e discussão vamos fazer a nossa salada de frutas. Primeiramente todos lavarão as mãos. Depois de voltarmos para a sala de aula, cada um falará porque escolheu aquela fruta, vai descascá-la e cortá-la dentro da bacia que estará em uma mesa de frente à turma, na mesa da professora que estará forrada de plástico filme. Ao final a professora também colocará algumas frutas e servirá para os alunos.
     Vamos conversar comentando a importância de cada aluno e de cada fruta para que a salada ficasse do jeito que ficou.
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares