domingo, 21 de outubro de 2012

Pré-Estágio - quinta aula (16/10/2012)


16 de Outubro de 2012
Terça-Feira


DESAFIOS MATEMÁTICOS COM NÚMEROS DECIMAIS
Objetivos: Conhecer e ler corretamente os números decimais; Identificar a relação entre números decimais e frações decimais.
Materiais: Caixa de desafios matemáticos, cadernos, lápis, borracha, caneta.
            
   Levarei uma caixa de desafios matemáticos envolvendo números decimais, cada aluno escolherá no mínimo dois problemas, vai resolver em seu caderno e conferir o resultado nas fichas resposta. Os alunos poderão ajudar uns aos outros e eu estarei sempre passando pela sala e ajudando quando necessário. Veja abaixo os desafios que estarão na caixa.

  1. Minha madrasta fez um bolo e dividiu-o em 10 pedaços. Comi 3 pedaços. Que fração decimal representa a parte que sobrou?
  2. Dois irmãos tem uma grande diferença de idade. O mais velho tem 20 anos e brinca dizendo ao mais novo que precisa ser respeitado, por que o caçula tem apenas três décimos da sua idade. Qual a idade do irmão mais jovem?
  3. Guilherme gosta de jogar lego. Fazendo a contagem de suas peças percebeu que elas totalizavam 200, sendo que três décimos eram amarelos. Quantas peças amarelas ele tem?
  4. Os pais de Júlia se separaram, e ela ficou morando com a sua mãe. A justiça determinou que seu pai deveria pagar três décimos de sua renda como pensão alimentícia para a filha. Sabendo que a renda do pai é de R$ 1000,00 de quanto será a pensão?
  5. Minha mãe fez um bolo e dividiu-o em 20 pedaços. Comi 4 pedaços. Que fração decimal representa a parte que sobrou?
  6. Maria tem 40 anos e seu filho tem um décimo da sua idade. Qual é a idade do filho de Maria?
  7. Em uma sala de aula onde há 20 alunos, 8 são meninas. Que fração decimal isso representa?
  8. Na festa de aniversário de Edson foram convidadas 30 pessoas. Faltaram 6. Que fração decimal representa a quantidade de pessoas que foram?
  9. O último trimestre letivo da Escola Fernando Treptow vale 40 pontos. A professora combinou que dois décimos desse valor seriam atribuídos pela participação dos alunos em aula. Quantos pontos a participação vai valer?
  10. Um jovem trabalhador tem como objetivo economizar 4 décimos do seu salário. Ele ganha R$622,00 por mês? Quanto ele vai conseguir economizar ao longo de um ano? Quanto vai sobrar para gastar?
  11. Uma jovem começou a trabalhar como estagiária e vai dar para sua mãe 3 décimos do seu salário para ajudar nas despesas de casa. Ela ganha R$ 400,00. Quanto ela vai dar para a mãe? Quanto vai sobrar para ela?
  12. Uma televisão custa R$ 1200,00. Quatro décimos desse valor são impostos que pagamos para o governo. Só nesta TV, quanto o governo arrecadou?
  13. Uma família quer comprar sua casa própria. A renda total é de R$ 1400,00. Eles gastarão um décimo dela nas prestações. Que quantia de dinheiro isso representa?
Veja o recurso utilizado...


AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: REVIVENDO NOSSA INFÂNCIA
Objetivos: Participar de jogos e brincadeiras com empenho e respeito aos colegas; Trabalhar em equipe.
Materiais: Quadra poliesportiva ou pátio coberto, giz, pedrinha,  corda e apito.

            AQUECIMENTO: Brincadeira Água e Gelo
     Um aluno é o pegador. Os outros representarão “água”. Quando o pegador toca em uma “água” ela vira gelo, e só se salva, virando água novamente, quando outra água o toca.

            DESENVOLVIMENTO: Brincadeira esconde-esconde
            Um dos alunos conta até 30 no “teto”, enquanto os outros se escondem. Ao final da contagem ele deve dizer: “Lá vou eu, quem não se escondeu, morreu!” e ir procurar os outros, se ele pegar, este será o próximo a “pegar”, para não ser pego, quem já foi visto corre para tocar no teto.

            VOLTA À CALMA: Corrente humana
     Todos se juntam em um “bolinho” e fecham os olhos, todos dão as mãos aleatoriamente. Soltando apenas um dos apertos de mão, teremos que desenredar a corrente.


CONHECENDO O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DIGESTÓRIO
Objetivo: Conhecer o funcionamento do sistema digestório humano.
Materiais: Cartaz, quadro, giz, cadernos, folhas impressas e fotocopiadas, tesoura, cola.

            Começarei pendurando no quadro um cartaz com a imagem a seguir:



“Nós estamos falando sobre identidade, sobre nós, como somos física e psicologicamente. Agora aprenderemos sobre um sistema muito importante em nosso corpo. Ele digere o nosso “combustível”, vocês sabem do que eu estou falando?”
Conversando com os alunos perguntarei o que eles acham que acontece quando ingerimos um alimento. A partir do que os alunos forem falando, vou explicando como acontece a digestão, explicando como trabalha cada órgão.
     Distribuirei uma folhinha com as etapas da digestão e os órgãos correspondentes, só que estão fora da ordem, e os alunos terão que organizá-los.



TEMA PARA CASA:
     Trazer para a sala de aula a fruta que mais gosta de comer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares