segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pré-Estágio - primeira aula (08/10/2012)


08 de Outubro de 2012
Segunda-Feira

APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Objetivos: Colaborar com a construção e o desenvolvimento do projeto; Expressar-se de forma oral.
Materiais: Datashow, notebook, slides no PowerPoint.

            Começarei mostrando e lendo o nosso projeto no PowerPoint, pedindo para que os alunos colaborem, mostrem suas ideias e opiniões. Anotarei as sugestões para adequar o planejamento. Mostrarei como vai ficar o produto final que proponho, pois produzi o meu livro “eu” para testar materiais e tema.


MOTIVAÇÃO ATRAVÉS DE MÚSICA, VÍDEOS E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Objetivo: Resgatar a autoestima, percebendo motivos para aprender.
Materiais: Datashow, notebook, vídeos, slides, livro de pano.

            Contarei aos alunos um pouco de mim, mostrarei fotos e falarei sobre o trabalho que faço com Ben-Hur, o menino autista que monitoro em uma escola particular. Usarei um livro de  feltro que eu produzi com a história dele na escola para mostrá-los que muitos não acreditavam que ele conseguiria aprender algo, mas aos poucos nós conseguimos, e portanto, não existem desculpas para deixar de acreditar em si mesmos.
     Para fechar a atividade, apresentarei um vídeo motivacional, montado com os clipes “Em Busca da Fé – Chimarruts” e “Campeão, Vencedor – Luan Santana”, este último contém imagens do esquilo do filme A Era do Gelo.



PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A SUA HISTÓRIA NA ESCOLA
Objetivos: Expressar-se de forma escrita e oral; Resgatar a autoestima, percebendo motivos para aprender.
Materiais: Folhas com linhas, lápis, borracha, caneta.

            Inspirando-se no livro que conta a história de Ben-Hur, os alunos escreverão um breve texto sobre a sua história na escola. Distribuirei duas folhas para cada aluno (uma para o rascunho e outra para a redação pronta), explicarei que devem primeiro fazer o rascunho, depois revisarão e por fim passarão a limpo. Estarei o tempo todo observando os alunos, ajudando os que precisarem e tirando dúvidas.

CONVERSA E CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE NÚMEROS DECIMAIS
Objetivos: Conhecer e ler os números decimais; Identificar a relação entre número decimal e fração decimal.
Materiais: Material dourado, fichas representando frações decimais, quadro, giz, cadernos, lápis, borracha.
            
      Começarei a atividade distribuindo um xerox para eles com algumas estatísticas sobre a escolarização e infâncias brasileiras. Leremos e comentaremos. Com isso, pretendo chamar atenção para os números decimais ali representados.

A Infância Brasileira
O Brasil é um dos países mais populosos do mundo. 3 décimos da população brasileira tem menos de 18 anos. Outra característica marcante é a desigualdade social, saiba que 46 centésimos das crianças são consideradas pobres na região semiárida esse número chega a 7 décimos.
Quanto à escolarização, 59 centésimos das crianças que entram na escola terminam o ensino fundamental. Apenas 40 centésimos terminam o ensino médio.
     
     Então, questionarei: O que são frações decimais? O que são números decimais? Qual a relação entre eles? O que eles representam? O que significa quando tiramos 7,8 em uma prova?
     E dessa forma vamos construindo os conceitos, e para isso usarei o material dourado para explicar e demonstrar como e por que dividimos os números por dez, cem e mil. Usarei também fichas com as representações decimais. Os alunos farão estas representações no caderno.

COMO NA TERÇA FEIRA TIVE APENAS UMA ALUNA, POR CAUSA DA CHUVA, E ESTA NÃO ESTEVE PRESENTE NA SEGUNDA, REPETI O CONTEÚDO, ADIANDO A AULA DE TERÇA PARA QUARTA E ASSIM SUCESSIVAMENTE. TUDO VOLTARÁ AO NORMAL SEMANA QUE VEM, POIS TINHA RESERVADO A QUINTA-FEIRA PARA UMA ATIVIDADE DA SEMANA DA CRIANÇA, QUE A ESCOLA REALIZARÁ EM OUTRA DATA.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares