domingo, 21 de outubro de 2012

Pré-Estágio - Sétima Aula (18/10/2012)


18 de Outubro de 2012
Quinta-Feira

CLASSIFICANDO VERBOS QUANTO AO TEMPO E À CONJUGAÇÃO
Objetivos: Compreender e exemplificar os tempos verbais: pretérito, presente e futuro.
Materiais: Textos produzidos pelos alunos, fichas com as frases extraídas dos textos, papel Kraft, cola, fichas com os verbos, caixa surpresa.
      “Terminamos a aula de ontem escrevendo um texto, tínhamos escrito vários outros ao decorrer do projeto, eu destaquei alguns trechos dos textos que vocês mesmos escreveram e agora nós vamos aproveitá-los para que vocês se deem conta de uma coisa muito simples.” (tempos verbais)
Na ripa da parede, fixarei três pedaços de papel Kraft, com os seguintes títulos: Coisas que já Aconteceram; Coisas que Estão Acontecendo; Coisas que acontecerão.
     Cada aluno pegará da caixa surpresa uma frase (extraída dos textos produzidos pelos alunos) e terá que colar no cartaz correspondente, explicando o porquê disso. Farei explicações e eventuais correções que se mostrem necessárias. Ao final conduzirei a turma questionando qual cartaz refere-se a cada tempo verbal: Pretérito, Presente e Futuro, e então eles os escreverão no cartaz.
     Com a conclusão que os alunos chegarão, escreveremos um texto coletivo no quadro, tendo a professora ou um dos alunos como escriba. O texto terá o título de Tempos Verbais e explicará cada um dos três. Os alunos copiarão todo o texto e escolherão no cartaz um exemplo para colocar em cada tempo verbal.
        
OBSERVANDO MEU CORPO E MEU JEITO DE SER
Objetivos: Expressar-se de forma oral, escrita e corporal; Participar de jogos e brincadeiras com empenho e respeito aos colegas.
Materiais: Balança, trena, folhas de papel com linhas, lápis, borracha.

     “Estamos nos encaminhando para o final do projeto, e vocês são sempre os sujeitos das nossas aulas. Mas tem uma coisa que usamos nesse tempo todo e só falamos uma vez. Alguém sabe do que estou falando?”
     “Estou falando do nosso corpo, de como ele é fisicamente, de como o usamos. Agora o que proponho a vocês é que escrevam suas características físicas, se pesem e se meçam, registrando essas informações para o livro de vocês. Mas como não somos só “casca”, vamos falar também do “recheio”, escrevam também o que vocês pensam, o que esperam, o que fazem, o que vivem, enfim, vocês são escritores da própria história de vocês, não só neste momento, mas em tudo o que fazem e escolhem.”
     Depois da conclusão da atividade proposta, vamos por este corpo em movimento!

Brincar de Mímica
Cada aluno escreverá em um papel o seu passatempo favorito, colocará nome e entregará para a professora sem que os colegas vejam. Um por um, os alunos irão para a frente da turma e terão um minuto para fazer os colegas descobrirem seu hobbie através de mímica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares