segunda-feira, 25 de junho de 2012

TPE - 5ª aula - 14/06/2012

      Para o encontro de hoje, tínhamos uma leitura previamente recomendada o texto PRENÚNCIOS QUE NASCEM DOS BAÚS: ... QUEM VOOU NO PENSAMENTO FICOU, COM A LEMBRANÇA QUE O OUTRO CANTOU...
      Logo no início da aula fizemos a leitura, cada uma lia um parágrafo. Depois de alguns comentários sobre a forma poética como o texto é escrito, a peculiaridade que se apresenta, entre outras coisas por não ter parágrafos e por passar emoções na forma como é escrita.
      Dando continuidade a aula, nos foram passadas duas questões destacadas do texto para que refletíssemos e escrevêssemos sobre:

Para refletir:
1) Como a escola enxerga as coisas de crianças e adultos?
2) E hoje onde estão as infâncias dos adultos e das crianças? Que marcas tem deixado? 

      Enquanto as alunas, que automaticamente se reuniram em grupos, liam e comentavam suas reflexões, pudemos observar muitas contradições entre as falas, além de muitas ideias para futuros trabalhos.
      Enquanto alguns acreditam que a escola separa as coisas de criança e as coisas de adulto, outros a tratam como um miniadulto. A tecnologia foi um tema muito presente em nossa discussão, e também dividiu opiniões. Muitos acham que a infância se perdeu, eu prefiro acreditar que se um adulto de 20 anos atrás não usava computador e hoje usa, e nem por isso deixa de ser adulto, com a criança é a mesma coisa. Alguns dizem que a criança deixa de brincar, outros defendem que são ciclos, que os brinquedos vão e vem... Uma das opiniões mais sensatas nos diz que a aprendizagem acontece de forma diferente na infância de hoje, e que devemos estar atentas a isso.
     Em meio a discussão, algumas palavras-chave que destaquei: TAZO LIVE, NOVELA CARROSSEL, O BATE BATE QUE VOLTOU COM TUDO, REPORTAGEM SOBRE AS BRINCADEIRAS REGIONAIS DA REVISTA NOVA ESCOLA.
      Ficou um pergunta em aberto: "Como trabalhar com essas tecnologias?"  As professoras pensarão sobre e questão e disseram que retomarão nos futuros encontros. Mas da minha parte fica uma dica, entrem nesse link do site da revista nova escola, que traz várias ideias, ou esperem a edição especial que vai sair em agosto, e pelo anúncio que eu vi, vai custar menos de dez reais e vai ser como aquela dos PCNs, vai passar 10 ou 15 anos e a gente vai continuar usando muito.
      Emfim, nossa aula terminou com a fala da professora Elaine que comentou que foram levantadas questões  muito importantes e que ficam coisas a serem retomadas. "A cultura te um enorme peso que reflete no processo de ensino-aprendizagem".




      Saímos as 10h, e sai com vontade de falar mais... Meninas, se eu esqueci de alguma coisa por favor escrevam nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares