terça-feira, 4 de outubro de 2011

Primeiro Dia de Prática

      Hoje, dia 03/10/2011, Pâmela e eu tivemos o nosso primeiro dia de prática. E como já me referi em postagens anteriores, embora já tenhamos uma certa experiência na nossa "vida profissional de estagiária", das monitorias... É a primeira vez que somos "oficialmente" professoras. E os alunos até nos chamam assim.
      Os alunos responderam bem às nossas expectativas de participação e estavam bem animados. Eles mesmo escolheram trocar a aula de informática (a que eles mais gostam) por ficar em sala de aula conosco.
      Quando eu cheguei no Pelotense, a Pâmela já tinha arrumado as classes em semicírculo ("U"), e já estava saindo para pegar a nossa caixa com materiais, encontrei-a no corredor, eu estava levando mais uma caixa, só que de materiais de apoio (jogos, atividades lúdicas, material de pintura...), logo ela trouxe e colamos o gato pelado e as mensagens de boas vindas e identificação na porta. Enquanto a Pâmela buscava eles na bolha colei no quadro os cartazes de apresentação do projeto. Ela desenvolveu muito bem a aula, embora os alunos estivessem um tanto agitados. Depois chegou o momento dos combinados, que eles também interagiram muito bem. Escolheram o título do projeto (BRINCANDO E APRENDENDO)  e também o nome do nosso programa de reportagens (3ª B, A GENTE APRENDE PRA VALER).
      Trabalhamos com a consulta em dicionário, construímos um texto coletivo, embora os alunos não tenham participado muito, fizemos a dinâmica "descobrindo nossos direitos e deveres", onde os alunos tiravam uma ficha na caixa surpresa, faziam a mímica daquele direito ou dever e os colegas tentavam descobrir, quando alguém descobria, escrevia o direito ou dever no quadro classificando-o, visto que o quadro já se encontrava dividido. Eles adoraram esta dinâmica...
      Tanto gostaram que resolveram ficar em aula para copiarem os exemplos no caderno, e podermos começar a a gravar os vídeos. Eles concordaram em fazer silêncio para gravar, e fazem silêncio mesmo, é bonitinho de ver até. E assim foi o nosso primeiro dia de prática, claro que por muitas vezes precisamos pedir silêncio, calma, ordem... Mas isso é normal em uma turma de crianças. Acho que vamos conseguir fazer um bom trabalho.

Ir para o menu da prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares