sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Filosofia da Educação - trabalho do professor Carlos Cogoy

      Tivemos durante dois anos letivos a disciplina de Filosofia da Educação. No primeiro ano, como não tínhamos Filosofia, nossa professora trabalhava sobre as duas perspectivas. Já no segundo anos, tínhamos as duas disciplinas e muitas vezes as professoras fizeram trabalhos conjuntos, porém outras trabalharam conteúdos diferentes.
      Lembro que no primeiro ano começamos tudo conceituando Filosofia, a origem da palavra ficava mais ou menos como "amiga da sebedoria", e que a Filosofia é de certa forma a mãe de todas as outras ciências, lembro que tivemos os três passos da atitude filosófica, se não me engano era questionar, investigar e aplicar, algo do tipo.
      Na prática, a filosofia é um olhar crítico sobre as coisas, sobretudo o homem, que é o objeto de estudo dessa ciência. Filosofia da Educação segue mais ou menos nessa linha, a educação é umja ação exclusivamente humana, a Filosofia da Educação é o ramo da ciência na qual se pensa e repensa as atitudes e os processos pedagógicos, é uma importante ramo da Pedagogia, visto que oportuniza o aperfeiçoamento da prática pedagógica.
      Encontrei na Wikipédia um conceito bem resumido da Filosofia da Educação, o site não é completamente confiável, mas eu já conferi e não fala nenhum absurdo, lá vai: "A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade."
      Dentro da Filosofia da Educação é importante compreender a teoria de práxis educativa, que nos diz, resumidamente que a teoria e a prática são interdependente, que a teoria não existiria sem a prática e nem a prática sem a teoria e através dessa interdependência a prática e a teoria se aperfeiçoam e se tornam cada vez mais interdependentes.
       Outro aspecto importante da Filosofia da Educação é conhecer e compreender as diferentes tendências pedagógicas, bem como as finalidades da Educação, a origem da escola e as relações humananas ocorridas nesse espaço.
       Não fiz exatamente a pesquisa orientada pelo professor, mas espero ter conseguido definir e destacar os pricipais aspectos da Filosofia da Educação, um estudo importante a ser feito não só por ser cobrado em faculdades, pós, mestrado, concursos... Mas por ter grande aplicabilidade no cotidiano escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares